Eu Gaivota

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Coisa de uma semana atrás, entrei numa odisséia atrás de um livro chamado 'Fernão Capelo Gaivota'. Se o nome não é suficiente para despertar o interesse, a história certamente o é. Lembro da minha mãe falando muito desse livro pra mim quando eu era pequeno. Não lembro se cheguei a ler, mas lembro que vi trechos do filme. Até hoje não esqueço da cena em que Fernão Gaivota é banido do Bando, e vai viver sozinho nos Penhascos Longínquos.
Sem saber exatamente o motivo, meio que de repente, quis ler o livro, que passou tanto tempo longe da minha lista de 'vou ler', de qualquer maneira. Comprei e não me arrependi. Pelo contrário: posso afirmar que foi um de meus melhores investimentos.
Mais do que um romance, o livro é uma lição de vida. Quando fala de Fernão, sinto como se Richard Bach estivesse falando de mim. Quantas vezes não nos sentimos uma de suas gaivotas, querendo mais do que apenas lutar por comida com o resto do Bando?
Diferentemente do personagem de Bach, porém, cedi, assim como muitos cedem, às pressões da imensa multidão de 'gaivotas'.
Fernão me despertou novamente para a vida. E assim como ele voltou para ensinar o que aprendeu para quem ainda não conseguia alçar vôos mais altos, espero ajudar quem ainda não despertou pra vida a acordar para a realidade: a vida é linda, e é muito mais do que a imensa massa consegue enxergar.


'-Não Fernão, não existe. O céu nao é um lugar e também não é um tempo. O céu é um ser perfeito.'

'Você começará a se aproximar do céu no momento em que alcançar a velocidade perfeita. E isso não é voar a mil e quinhentos quilômetros por hora, nem a um milhão e quinhentos mil, nem voar à velocidade da luz. Porque todo número é um limite, e a perfeição não tem limites. A velocidade perfeita, meu filho, é estar lá.'

'Esqueça tudo sobre fé - você nao precisou de fé para voar, precisou compreender o que era voar'

'O truque estava em saber que a sua verdadeira natureza vivia tão perfeita como um número não escrito, em toda parte e ao mesmo tempo, através do espaço e do tempo.'

0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Portfólio da Vida 2010. Blogger Theme by Nymphont.