Na Terra dos Titãs

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Demorei para ler 'Na Terra de Titãs'. Vou confessar que comprei o livro mais pela arte da capa. Achei que iria ler algo parecido com 'Jurassic Park' ou 'Dinotopia'.
Quando meu irmão, que o leu antes de mim, me disse que não tinha nada de 'Jurassic Park' na história, nem ao menos um único dinossauro vivo na trama, perdi totalmente o interesse em lê-lo. E durante muito tempo ele ficou guardado. Mal sabia que estava negligenciando uma ótima trama.
O livro narra as aventuras de três amigos que vão passar as férias num balneário paradisíaco em Mato Grosso, na condição de voluntários da equipe do professor Adalberto, paleontólogo do Museu Nacional.  Porém, logo eles descobrem que a viagem não era bem o que eles esperavam, pois não se tratava de nenhum balneário paradisíaco. Apesar disso, os garotos se surpreendem com a rotina de trabalho dos paleontólogos: cansativa, mas prazerosa. O dia-a-dia, os contratempos, as dificuldades e os prazeres nas atividades de campo de uma equipe que trabalha com fósseis são descritos de forma brilhante. Tudo isso mesclado a um inocente, e totalmente esperado, romance adolescente.
O autor, Alexander Kellner, é um renomado paleontólogo brasileiro, e 'Na Terra dos Titãs' é sua primeira incursão na ficção. Apaixonado pela profissão, Kellner se baseiou em fatos reais para desenvolver seu romance, e aí está o segredo. A cada página lida o leitor se sente dentro da aventura. É muito fácil se imaginar junto da equipe na expedição, vivendo cada situação. A forma leve de escrever de Kellner facilita esse processo. O livro não é cansativo e a história não fica sem graça em momento algum, mesmo sem nenhuma grande reviravolta na trama.
Vale ressaltar que a expedição narrada aconteceu de verdade, apesar dos personagens serem fictícios. Ao ler 'Na Terra de Titãs', muito se aprende sobre a paleontologia brasileira, tão pouco conhecida do público leigo.

Uma boa pedida. Uma leitura rápida, com uma trama muito divertida e muito a aprender.

0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Portfólio da Vida 2010. Blogger Theme by Nymphont.