Need for Speed

terça-feira, 18 de março de 2014

Need For Speed é uma série clássica de jogos de corrida de carros que teve início há exatas duas décadas, em 1994. Passando por diversos títulos ao longo dos anos, os games nunca foram focados na história do jogo em si, mas sempre foram um ótimo entretenimento para os fãs de corrida de rua. E é isso que a Dreamworks, em parceria com a Disney, nos entregou: um bom entretenimento, que vai ser melhor aproveitado pelos fãs da franquia ou de pegas de carros.

Dirigido por Scott Waugh (“Ato de Coragem”), o longa acompanha Tobey Marshall (Aaron Paul), um piloto e dono de uma oficina de carros no subúrbio de Nova York que, ao ser traído covardemente por seu rico e arrogante sócio Dino (Dominic Cooper), busca vingança e justiça. 

            Devo ressaltar que nunca fui um fã aficionado da franquia, e nem ao menos cheguei a terminar um dos jogos. Porém, sempre os achei muito divertidos. Meu primo que era fissurado pela série, e cansei de assistir ele jogar quando eu era mais novo. Eu, particularmente, achava mais divertido equipar os carros do que correr em si. Então, quando comecei a ler as péssimas críticas do filme,  perdi o pouco do interesse que eu tinha. Entenda, não é preconceito, mas esse já não é muito meu estilo de filme, então pra me fazer ir ao cinema tinha que ter aquele algo a mais, coisa que eu já sabia que o filme não ia ter. Mas, fã é fã, e meu primo me convenceu a ir com ele assistir o filme. Pode até ter sido por ter ido ao cinema com baixa expectativa, mas sai da sessão com um sorriso no rosto.
            Sempre tento tirar o máximo de proveito do que um filme tem pra me oferecer, apesar disso não querer dizer que vou me divertir com qualquer filme. Muitas vezes o filme tem defeitos o suficiente pra atrapalhar a imersão e a diversão. Falando especificamente de NfS, entendo a chuva de críticas negativas que o filme tem recebido. Todos os pontos negativos que vi gente apontando por aí são verdade. O filme tem uma história fraca? Tem. Os personagens são estereotipados? São. Tem a menininha que no começo do filme não se dá bem com o protagonista, mas no final acaba se apaixonando por ele? Tem. Você tem que ter uma baita suspensão de descrença pra acreditar que tudo aquilo está acontecendo? Tem que ter também. Filmes assim tem tudo pra não agradar mesmo. Mas existem alguns filmes que, mesmo com todos esses estereótipos e clichês, conseguem agradar. Foi o caso de NfS. Todos esses pontos que citei não foram o suficiente pra me impedir de curtir as horas que passei assistindo Need for Speed.  
            Pra começar, o filme é muito engraçado. Os personagens podem até ser estereotipados, mas isso não me impediu de rir. E, por mais que os personagens, principalmente o vilão, não tenham profundidade nenhuma, você acaba gostando dos protagonistas e começa a torcer por eles, involuntariamente. E o ponto alto pros fãs da franquia: as cenas de corrida estão sensacionais. Pelo pouco que eu já joguei, me senti dentro do jogo. Os carros tunados, a perseguição da polícia, as manobras arriscadas e totalmente surreais, está tudo ali. O ponto alto foi que me senti totalmente imerso na história, e em momento algum fiquei vendo o quanto que faltava pro filme acabar. E pros fãs mesmo de corrida de carro, acho que esse é um bom substituto pra franquia Velozes e Furiosos, que estão mais pra filme de ação, principalmente se comparado a esse aqui.
            Resumindo, o filme cumpriu o seu papel de entretenimento. Não é aquele tipo de filme em que eu sai da sessão pensando na história, ou vai ser o filme da minha vida (provavelmente esquecerei dele passado alguns dias), mas funcionou perfeitamente como entretenimento, e sai empolgadíssimo da sessão. 3 estrelas, fácil, fácil.


As críticas do Portfólio da Vida não são feitas por um profissional. Não sou crítico de cinema, nem me encho de referências para criticar um filme. Minhas opiniões são como as suas: alguém que adora filmes e os assiste em busca de diversão, e porque não, boas reflexões.  Não assisto filmes procurando furos de roteiro, portanto um filme cinco estrelas não necessariamente é um filme perfeito, mas sim um filme que mexeu comigo, e me prendeu do começo ao fim. Da mesma forma, filmes com notas mais baixas não são ruins, apenas não me despertaram tanto interesse, mas podem despertar o seu. Nunca deixe de assistir um filme por causa da opinião de outras pessoas. E lembre-se: discussões saudáveis são sempre bem vindas!

Entenda melhor o sistema de notas:
filme não me cativou. Achei chato, cansativo, e não via a hora de acabar.


 Até que serviu pra passar o tempo. O filme é gostoso de assistir, mas provavelmente não é um filme de que me lembrarei no futuro nem terei vontade de ver de novo. Típico filme de sessão da tarde.
Atingiu tudo o que precisava como entretenimento. Gostei dos personagens, me diverti pra caramba, fui envolvido pela história. Porém, não é nada além de puro e bom entretenimento.
Aqui, o filme começa a ir além. Além de ser um ótimo entretenimento, o filme me deixou com um gosto de algo a mais. Terminei de assistir, e continuei pensando na história por um tempo. Os personagens tem camadas, e a história começa a ir além das poucas horas de projeção.
É o filme que me envolveu totalmente. Aquele filme que eu quero compartilhar com os amigos, e ter o box em casa pra ver mais de uma vez.

0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Portfólio da Vida 2010. Blogger Theme by Nymphont.