Superman: Identidade Secreta

domingo, 23 de março de 2014

Faça um pequeno exercício de imaginação. Seus pais moram no Kansas. Eles se chamam David e Laura Kent. Você nasceu com cabelos pretos, pele branca… Que nome você acha que, num surto de inspiração, seus pais lhe dariam? Pois é… Esta é a história de um Clark Kent do mundo real. Um cara simples, sem nada de especial.
Será mesmo?


           "(...) Clark detesta o próprio nome. Ele não aguenta mais ganhar revistas, bonecos, camisas, canecas e trocentas outras coisas com o logo do Homem de Aço. Não suporta mais as piadinhas no colégio. Também está cansado de explicar aos nerds que não, ele não entende nada de revistas em quadrinhos, DC ou cronologia.
Ele costuma, para fugir disso tudo, acampar nas montanhas sozinho. E é numa dessas viagens que ele descobre que, de uma hora pra outra, tem todos os poderes do personagem de HQ cuja identidade secreta é seu homônimo.
            Como acho que aconteceria com qualquer pessoa normal, ele vai do espanto ao êxtase. Se enche de dúvidas e de medo. E termina se focando em uma questão básica: o que fazer com esses poderes?"
            Essa pequena introdução, retirada do site planetamarveldc, resume a premissa básica da minissérie Identidade Secreta, lançada em 2004 nos EUA, e escrita por Kurt Busiek, com ilustrações de Stuart Immonen. Essa é uma daquelas edições de elseworlds, histórias totalmente livres da cronologia oficial da editora, que têm total liberdade para brincar com os personagens e colocá-los em situações e mundos diferentes.
            Inicialmente não ia fazer um texto falando só dessa história. Tenho lido muitos quadrinhos recentemente, e se eu for fazer um texto pra cada coisa que leio vou acabar sem tempo pra ler outras coisas, que é o realmente importa aqui. Minha ideia era fazer, de tempo em tempo, um apanhado com todas as minhas recentes leituras, dando minha opinião e recomendando aquelas que eram leitura obrigatória. Mas, o que acabou acontecendo mesmo foi que Identidade Secreta mexeu tanto comigo que não consegui esperar ter uma dessas publicações prontas pra falar desse quadrinho.
            A história escrita por Busiek é uma obra-prima. Seu roteiro foca em quatro momentos da vida de Clark: adolescência, o início da vida adulta, a chegada dos filhos e a velhice. Mas esqueça super-vilões ou aventuras espaciais, o que importa em Identidade Secreta é o grande aqui e agora que é a vida real, e que faz com que qualquer um se apaixone por Clark e suas dúvidas. O personagem é trazido tão perto do leitor que é possível imaginá-lo como um amigo, um irmão, um pai. Ou então tudo junto.
            Uma das coisas que tornam essa história indispensável é que Busiek aproveita para refletir sobre dramas que podem existir na vida de cada um de nós: amadurecimento, relacionamento, paternidade e velhice. Ao longo das quatro edições, acompanhamos a vida de um ser humano especial tentando viver em meio às pessoas comuns. É um quadrinho muito sensível. Me emocionei diversas vezes, e me identifiquei muito com o personagem. Parecia que eu estava ali, vivendo tudo ao dele. No final, parece que é a nossa própria vida, de certa forma. E o final é realmente emocionante. Eu estava emocionado ao fechar a última página, e feliz.
            Enfim, não importa se você é fã do Super-Homem ou não, Identidade Secreta é uma história feita para aqueles que admiram a vida e uma boa leitura, e trata-se de umas das leituras mais recomendadas por mim.
            Ah, a versão brasileira é um pouco difícil de se encontrar, guardo a minha com carinho. Mas há scans relativamente fáceis de se achar disponíveis na internet.


0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Portfólio da Vida 2010. Blogger Theme by Nymphont.