O Primeiro Homem: Fato X Ficção?

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

O que de fato realmente aconteceu e o que foi inventando para o mais novo filme de Damien Chazelle?

ATENÇÃO! O “POST” ABAIXO CONTÉM “SPOILERS” DO FILME O PRIMEIRO HOMEM.

É impossível terminar de assistir O Primeiro Homem, cinebiografia do primeiro astronauta a pisar na Lua, e não estar cheio de perguntas. O filme é baseado em uma história real; mais que isso, é baseado na biografia autorizada do astronauta, escrita por James R. Hansen. James  trabalhou minuciosamente para fazer jus à importância de Neil: entrevistou mais de 120 pessoas, teve acesso a documentos privados da família Armstrong e gravou mais de 50 horas de entrevista com o astronauta. Armstrong deu seu total apoio a Hansen e encorajou outros a fornecer qualquer informação necessária que o autor solicitasse.

Mas ainda assim, a gente termina o filme querendo saber se essa ou aquela cena em particular aconteceu mesmo, pois tem muita coisa que parece ter sido feita sob medida pro longa-metragem. Foi pensando nisso que resolvi responder as maiores perguntas de O Primeiro Homem. Então vamos lá:


Link do Vídeo no Youtube: O Primeiro Homem | Trailer Legendado

O ASTRONAUTA NEIL ARMOSTRONG ERA REALMENTE TÃO  INTROVERTIDO E QUIETO COMO É RETRATADO NO FILME?

Sim. Segundo sua biografia revela, Neil era um homem de poucas palavras que foi levado a realizar algo que nenhum outro ser humano havia feito. Ao contrário de outros astronautas, ele nunca se interessou muito pelo “glamour” da “profissão”.

NEIL E JANET REALMENTE DANÇARAM NA SALA DE ESTAR AO SOM DE “LUNAR RHAPSODY”?

Segundo a biografia do astronauta, sim. A música que Neil e Janet dançam durante essa cena do filme é Lunar Rhapsody, uma música que o casal compartilhava, e que Neil acabou levando consigo na missão Apollo 11, como também foi retratado no longa.

NEIL ARMSTRONG QUASE MORREU ENQUANTO TREINAVA PARA O POUSO LUNAR?

Sim. Dois veículos de pesquisa foram construídos para treinar o pouso lunar. Cada um usava um único motor a jato, virado para cima, para simular a gravidade da Lua. Em 6 de maio de 1968, Neil Armstrong estava pilotando um dos veículos a cerca de 30 metros acima do solo quando uma falha nos sistemas de controle de vôo levou o veículo a queda. Neil ejetou e saltou de para-quedas com segurança para o chão. Análises futuras concluíram que se ele tivesse ejetado apenas meio segundo depois, seu para-quedas não teria sido lançado a tempo.


Mas o filme tomou algumas liberdades com seus ferimentos. No filme, Armstrong sofre algumas lesões faciais sérias - arranhões e contusões. Na vida real, ele não se feriu.

NEIL ARMSTRONG REALMENTE TEVE UMA CONVERSA SÉRIA COM SEUS FILHOS SOBRE A POSSIBILIDADE DE NÃO VOLTAR DA MISSÃO?

Sim. Os filhos de Armstrong, Rick e Mark, disseram ao USA Today que seu pai realmente conversou com eles antes de ir para o espaço e caminhar na lua. "Essa cena veio de nós", disse Rick. Ele e seu irmão colaboraram com o diretor Damien Chazelle por dois anos e meio.

Quanto às especificidades da conversa, Mark diz que era jovem demais para se lembrar, mas Rick diz que o filme consegue captar bem a essência da conversa. No entanto, ele diz não se lembrar de perguntar diretamente ao pai: "Você acha que vai voltar?". "Eu não tinha nenhuma dúvida de que ele voltaria", diz Rick, que tinha 12 anos na época. "Então eu não teria perguntado isso."

No que diz respeito ao filho mais velho apertando a mão de seu pai no final da conversa, isso foi adicionado pelos cineastas. Rick disse que isso poderia ter acontecido, ou talvez tenha sido um abraço. Ele não tem certeza.

NEIL E BUZZ ESTAVAM REALMENTE FICANDO COM POUCO COMBUSTÍVEL  ENQUANTO SE APROXIMAVAM DA SUPERFÍCIE DA LUA?

Quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin desceram à superfície lunar no módulo lunar, eles acreditaram que estavam com pouco combustível porque os computadores diziam isso ao controle da missão, indicando que eles tinham menos de um minuto para pousar ou abortar a missão. A sequência de roer as unhas é verdadeira. No entanto, eles mais tarde descobriram que a sonda não estava com pouco combustível.

NEIL E JANET CONTINUARAM JUNTOS?

O filme foca em um breve período da vida de Armstrong, e a cena final não dá pistas da eventual dissolução do casamento. Apesar do que parece ser uma reconciliação no final do filme, na realidade, o casal se separou após 38 anos de casamento.
Janet e Armstrong se divorciaram em 12 de abril de 1994. Armstrong se casou novamente meses depois.

NEIL ARMSTRONG DEIXA REALMENTE A PULSEIRA DE SUA FILHA NA LUA? 

Essa é, sem sombra de dúvidas, a pergunta que a maioria das pessoas tem em mente ao sair do cinema. No filme, o módulo lunar pousa, Armstrong sai e dá seu famoso discurso sobre um pequeno passo para o homem. Então, ele se afasta de Buzz Aldrin por um momento. Na beira de uma cratera, ele revela o item que trouxe consigo para a missão: a pulseira de sua filha. Ele a joga na cratera lunar, e retoma seu trabalho. É um momento incrivelmente poderoso - e um que parece perfeito demais para ser real.
Será que num filme que vinha até então presando tanto pelo realismo – e diante do Neil Armstrong que foi construído ao longo das mais de 2 horas de duração do longa – Chazeele inventaria uma cena como essa apenas para servir de catarse emocional para público e protagonista?

A resposta é surpreendentemente complicada. Armstrong realmente se aventurou sozinho por um momento particular na Cratera Little West durante seu tempo na Lua. Ninguém sabe o que Armstrong fez lá – mas sabe-se que foi o único momento da equipe da Apollo 11 na Lua que não fazia parte da missão. Todo o resto foi meticulosamente planejado. Segundo o roteirista Joh Singer, "Todo o resto que eles fizeram na Lua foi pré-planejado. [Armstrong] correndo para a Cratera Little West foi Neil dizendo: 'Eu vou dar um pulinho ali.” Por que ele faz isso? O que ele faz lá?

O mais interessante é que o que acontece em seguida no filme não foi ideia de Chazelle ou Singer – foi retirado da biografia autorizada de Neil. Foi Hansen quem primeiro especulou que Armstrong pode ter deixado algo do passado de Karen na Lua. E por mais que seja uma mera especulação, o momento é baseado em eventos reais. Os astronautas da NASA que foram à Lua muitas vezes deixaram lembranças para trás. Singer ressalta que Armstrong e Aldrin também deixaram na Lua um remendo da missão Apollo 1 para honrar os sacrifícios de seus companheiros mortos. Anos mais tarde, o astronauta da Apollo 16, Charlie Duke, deixou uma foto de sua família na Lua. Além disso, Hansen perguntou a June, a irmã de Armstrong, se ela achava que ele trouxera alguma coisa de Karen com ele na Apollo 11 e talvez até a deixasse lá. Sua resposta, de acordo com Singer, foi "eu espero sinceramente que sim".

Singer alega que "nunca teria feito essa escolha" de mostrar Armstrong deixando cair a pulseira por conta própria, mas que se Jim [Hansen], que estudou Neil por anos e conversou com Neil por horas e horas, e conversou com Janet e June e com todos da sua família... Se ele, com base no que ele sabia de Neil depois de todo esse tempo e baseado em todas as suas entrevistas com todos os outros, "Acho que isso aconteceu. Eu acho que ele deixou algo de Karen na lua... (...) Se é bom o suficiente para Jim, é bom o suficiente para mim."

Resumindo, a cena do bracelete de O Primeiro Homem é uma mistura de fatos, especulações e ficção. É possível que Armstrong tenha trazido uma lembrança de sua filha com ele para a Lua e a tenha deixado lá? É possível. Ele definitivamente fez isso? Nós não sabemos - e como Armstrong faleceu em 2012, não teremos certeza até voltarmos para a Lua, algo que não acontece desde 1972.

REFERÊNCIAS

Não tive tempo de ler a biogragia autorizada de Neil Armstrong a tempo do lançamento do filme, então para este "post" fiz umas pesquisas em alguns sites da gringa, traduzindo o conteúdo mais relevante. Para quem quiser acessar o conteúdo original, seguem as minhas referências:



0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Portfólio da Vida 2010. Blogger Theme by Nymphont.